Como Legalizar a Suspensão do seu Veículo.

Desde março deste ano que estão autorizadas as modificações de suspensão automotivas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), porém até hoje muita gente não foi legalizar sua suspensão por falta de conhecimento sobre o procedimento.

Em primeiro lugar temos que ter em mente o que foi estipulado na resolução 479/2014 que especifica como deve ser feita a alteração de suspensão. Tais alterações só são permitidas para veículos que pesem até 3.500kg (a maioria, ainda bem, se encaixa nesse perfil). A nova suspensão poderá ser fixa ou regulável desde que tenha certificado de qualidade do Inmetro.

Para legalizar tem que ser o dono do veículo ou procurador (procuração pública). Se for financiado, tem dois jeitos: CDC o carro fica em nome do dono e nas observações o gravame do banco, o dono pode ir normalmente e fazer as requisições. Se for Leasing, onde o carro fica em nome do banco, e nas observações o nome do comprador, é necessária a autorização do banco para fazer o procedimento.

O primeiro passo é se encaminhar aoranger DETRAN e ir diretamente ao atendimento da vistoria. Lá você deve informar que precisa de uma autorização para alteração de característica veicular, o processo é parecido com um emplacamento. Você precisará realizar uma vistoria e para isso seu carro deverá estar totalmente original, inclusive em relação à altura. Se você já for com o seu carro levantado será autuado. Todos os itens de segurança serão avaliados: cintos, extintores, lanternas e faróis além das características gerais como modelo, cor, número de chassi e motor. Tenha em mente que não importa qual seja a alteração que você visa fazer, toda vistoria é igual e por isso o carro inteiro é inspecionado. Nessa etapa começam também as taxas que vão variar de carro pra carro e de alteração para outra. Elas sempre partem de uns R$90,00 e podem chegar a R$180,00, incluindo a solicitação a vistoria e algumas outras taxas.

O segundo passo é, com a autorização em mãos, realizar a instalação da nova suspensão ou qualquer que seja a alteração que você estiver fazendo e tenha solicitado ao DETRAN (Luz do farol, Swap de motor ou combustível, Facelift ou Backlift). Aqui fica a dica de fazer o serviço em um local que emita nota fiscal de serviço pois você pode precisar dela quando for ao DETRAN assim como a nota fiscal da nova suspensão. A NFS é bem fácil de ser emitida então, caso a sua oficina não emita convença-a a fazê-lo pelosite da prefeitura, é bem fácil.

O terceiro passo é feito após a alteração ser concluída. O veículo deverá passar por uma bateria de testes que visam comprovar que a segurança do veículo não foi prejudicada. Tais testes devem ser realizados em uma empresa credenciada pelo Inmetro e pelo Denatran.  Nessa inspeção é que são realizados os testes de qualidade do serviço realizado no seu carro. Alinhamento, resistência das molas, o teste de esterçamento (o conjunto pneu/roda não pode tocar em nenhuma parte do para-lama ou interno da caixa de rodas), luminosidade dos faróis, aqui cabe ressaltar que é expressamente proibido qualquer tipo de lâmpada a gás (xenón) tanto nos faróis quanto nos neblinas e milhas. Lâmpadas como a super-branca são permitidas, mas também se encaixam em alteração de característica e por isso devem constar no documento. O custo dessa inspeção varia entre R$250,00, R$350,00 e R$550,00 em média (carros, caminhonetes e caminhões respectivamente). Caso o veículo seja reprovado ele tem 30 dias para realizar os devidos ajustes e voltar a fazer uma nova inspeção, podendo repetir o processo por mais uma vez (totalizando até 3 tentativas nesse prazo de 30 dias). Caso o prazo de 30 dias acabe é necessário o pagamento de uma nova taxa de inspeção. Com o carro aprovado o ITESV emite um laudo atestando a qualidade do serviço (o Certificado de Segurança Veicular – CSV), onde também constará a nova altura mínima do veículo.

Último passo: voltar ao DETRAN com todos os documentos, inclusive o CSV, onde eles terminarão de preencher um formulário e lhe encaminharão ao atendimento para inserir a observação de alteração de suspensão no documento. Será gerado um boleto que você deve pagar para emitir o novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Nesse último passo as taxas são próximas do primeiro passo. No total os custos ficam entre R$400,00 e R$500,00 para carros, aumentando um pouco mais para caminhonetes com capacidade para mais de 1.000 kg.

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